História

Fundada em 07/12/1993, a APAC – Associação Paranaense dos Aposentados dos Correios, constituiu-se em relevante instrumento de luta dos empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em especial dos funcionários do ex-DCT – Departamento de Correios e Telégrafos, que percebendo o achatamento dos seus salários, se mobilizaram numa luta incansável e justa pela complementação da aposentadoria.

Foram anos de grandes batalhas e sacrifícios, mas plenamente recompensados através da aprovação no Congresso Nacional da Lei 8529/92. Contudo, o assunto não estava resolvido. Havia a necessidade de regulamentação da Lei e nova batalha se iniciou. E é neste momento que o grupo de guerreiros decide então fundar a APAC – Associação Paranaense dos Aposentados dos Correios, tendo como seu primeiro presidente Ruy Sundin. Numa demonstração de grande capacidade de visão, esses lutadores paranaenses, por proposta de José do Carmo Silveira, em 1994, em um encontro nacional em Curitiba, fundaram a FAACO – Federação das Associações dos Aposentados dos Correios.

Próximo à completar 20 anos, a APAC se transformou numa grande família de voluntários, proporcionando momentos de alegria aos associados, através de eventos de integração e importantes conquistas judiciais.

O caminho trilhado nos autoriza a dizer que a solidariedade, determinação e dinamismo, são marcas da APAC que nunca se apagarão. Os tempos são outros, assim como as necessidades e expectativas das novas gerações, mas o entusiasmo deve ser sempre o nosso mote para continuarmos avançando na busca de novas oportunidades que visem o bem-estar social do nosso associado.